Rotunda da Boavista. (Cidade do Porto)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

 Clique nas imagens para as ampliar
O mesmo local, antes e depois de surgir o Brasília
O magnífico edifício antigo que pode ser visto na imagem de cima, foi sacrificado para dar lugar aquele que foi o primeiro centro comercial da Invicta... O "Brasília"!!!
Inaugurado a 09 de Outubro de 1976, o Brasília foi o primeiro "shopping" da Península Ibérica palco de uma sociedade marcada pelo início do consumismo. Resultado da iniciativa do empresário Narciso Ferreira.
Estas fotografias foram tiradas com várias décadas de intervalo, mas do mesmo local... A Praça de Mouzinho de Albuquerque, que ao mesmo tempo faz de rotunda da Boavista.
A Praça da Boavista tinha sido ajardinada em 1906 passando o trânsito automóvel a fazer-se à sua volta.
Praça de Mouzinho de Albuquerque
Vista parcial da Praça Mouzinho de Albuquerque, mais conhecida por Rotunda da Boavista, antes da construção do monumento à Guerra Peninsular, circa 1900.
Esse imponente monumento, por todos bem conhecido, seria construído pela "Cooperativa dos Pedreiros" tendo começado a sua edificação em 1909, mas só viria a ser inaugurado em 1952. 
Está demora esteve ligada ao falecimento prematuro do escultor Alves de Sousa, que tinha apenas 38 anos. 
A obra seria continuada e concluída sob a direcção dos escultores Henrique Moreira e José Sousa Caldas. 
O palacete visível no horizonte da imagem (lado direito), seria derrubado, na década de 70 do séc. XX, para dar lugar ao edifício que alberga o Centro Comercial Brasília..
Praça de Mouzinho de Albuquerque, vendo-se a demolida Remise dos STCP (que deu lugar à Casa da Música) no canto superior esquerdo da imagem e o Palacete que foi demolido para a construção do shopping Brasília  no canto inferior direito da mesma
Praça de Mouzinho de Albuquerque em 1964, vendo-se a demolida Remise dos STCP (que deu lugar à Casa da Música) no canto superior direito da imagem e o Palacete que foi demolido para a construção do shopping Brasília  no centro da mesma, logo abaixo da "rotunda"
 Praça de Mouzinho de Albuquerque e zona envolvente em 1964
Fachada principal do Hospital Militar Regional Nº 1 do Porto, na Avenida da Boavista 
Construção do Hospital Militar Nº 1 do Porto em 1867, na Avenida da Boavista 

Imagens:
- Autores desconhecidos
- AMP
- Editor - Estrela Vermelha 
- Photª Guedes
- Beleza

0 comments

Enviar um comentário