Óbidos antigamente. (Vila de Óbidos)

sábado, 2 de abril de 2011

Óbidos é uma vila portuguesa no distrito de Leiria, região Centro e sub-região do Oeste fazendo parte da Região de Turismo do Oeste, com cerca de 3 100 habitantes actualmente.
É sede de um município com 142,17 km² de área e 10 875 habitantes (2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a nordeste e leste pelo município das Caldas da Rainha, a sul pelo Bombarral, a sudoeste pela Lourinhã, a oeste por Peniche e a noroeste tem costa no oceano Atlântico.

Ao contrário do que se possa pensar, o nome Óbidos não deriva da parónima óbitos, mas sim do termo latino oppidum, significando «cidadela», «cidade fortificada». Nas suas proximidades ergue-se a povoação romana de Eburobrittium.
Terá sido tomada aos Mouros em 1148, e recebido a primeira carta de foral em 1195, sob o reinado de D. Sancho I. Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas de Portugal, designadamente Urraca de Castela (esposa de D. Afonso II), Rainha Santa Isabel (esposa de D. Dinis), Filipa de Lencastre (esposa de D. João I), Leonor de Aragão (esposa de D. Duarte), Leonor de Portugal (esposa de D. João II), entre outras.
Em 1527, viviam 161 habitantes na vila, o que corresponderia a cerca de 1/10 da população do município. A área amuralhada era já nessa época idêntica à actual, ou seja, 14,5 ha.
Foi de Óbidos que nasceu o concelho das Caldas da Rainha, anteriormente chamado de Caldas de Óbidos (a mudança do determinativo ficou a dever-se às temporadas que aí passou a rainha D. Leonor).

A 16 de Fevereiro de 2007, o castelo da cidade recebeu o diploma de candidata como uma das sete maravilhas de Portugal.


Nas duas primeiras imagens: Óbidos numa vista geral e parcial no ano de 1927.
Clique nas imagens para as ampliar


Uma bela imagem do castelo de Óbidos, com data de impressão de 1930, embora a fotografia seja por certo mais antiga.

1 comment

maia disse...

Boas tardes! Gostaria de lhe pedir que, caso fossem da sua posse mais imagens ou fotografias de Óbidos, que os publicasse aqui ou os mandasse para mim por mail (otoupeiro@gmail.com). Obrigado, mais documentos deste tipo são de extrema importância para a construção da Wiki Óbidos (http://pt.obidos.wikia.com/wiki/Wiki_%C3%93bidos).

5 de julho de 2011 às 18:48

Enviar um comentário