Antigos Paços do Concelho da Sertã.

terça-feira, 24 de maio de 2011


Fotografia dos antigos Paços do Concelho da Sertã. A fotografia ilustra, segundo um jornal da época, a festa de recepção a um alto dignatário do governo da altura.
O edifício, localizado nos terrenos do que é hoje o jardim do miradouro, junto ao Clube da Sertã, foi destruído, em 1917, devido a um violento incêndio, que reduziu a cinzas todo o espólio da autarquia, assim como documentos de grande importância e que ajudariam a contar um pouco do que foi a história da Sertã nestes anos.

Marco de Canaveses - Câmara Municipal.

Clique nas imagens para a ampliar
Câmara Municipal do Marco de Canaveses com o aspecto que teria na viragem do século (XIX/XX). Um breve regresso ao passado...
Uma belíssima imagem da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, obtida nos princípios dos anos 70 do século XX.
Imagens:
- BPI (digitalização)

Ponte Romana Ribeira da Asseca.

segunda-feira, 16 de maio de 2011


 Nas duas imagens de cima, que nos foram gentilmente enviadas por um leitor, vemos a Ponte Romana Ribeira da Asseca, que se encontra actualmente semi-submersa desde o encerramento das comportas da barragem do Alqueva. Pelo que nos foi dito, no pico do Verão é normal o nível da água baixar substancialmente, permitindo uma melhor observação desta antiquissima ponte.

Casa onde nasceu Manuel Maria Barbosa du Bocage. (Setúbal)

Clique na imagem para a ampliar
Manuel Maria Barbosa du Bocage nasceu em Setúbal, no dia 15 de Setembro de 1765. Neto de um Almirante francês que viera organizar a nossa marinha, filho do jurista José Luís Barbosa e de Mariana Lestoff du Bocage, cedo revelou a sua sensibilidade literária, que um ambiente familiar propício incentivou. Aos 16 anos assentou praça no regimento de infantaria de Setúbal e aos 18 alistou-se na Marinha, tendo feito o seu tirocínio em Lisboa e embarcado, posteriormente, para Goa, na qualidade de oficial.

Casa onde nasceu Alexandre Herculano.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A casa onde nasceu Alexandre Herculano...
O que restava do Pátio do Gil, na rua de S. Bento, em Lisboa, foi completamente arrasado. Desapareceu desta forma os últimos vestígios da casa onde nasceu Alexandre Herculano. A primeira fotografia mostra como era o Pátio, a segunda o estado actual do local.

"O Pátio do Gil"

Alexandre Herculano nasceu no Pátio do Gil, à Rua de São Bento, em 28 de Março de 1810 numa modesta família de origem popular; a mãe, Maria do Carmo de São Boaventura, filha e neta de pedreiros da Casa Real; o pai, Teodoro Cândido de Araújo, era funcionário da Junta dos Juros (Junta do Crédito Público).

Casa de Almeida Garrett em Lisboa.

Casa de Almeida Garrett em Lisboa
Rua Saraiva de Carvalho, lugar onde existiu a casa
A casa de Almeida Garrett em Lisboa, localizava-se nos números 66 a 68 da Rua Saraiva de Carvalho em Campo de Ourique.
Ao longo de 150 anos, a casa que Almeida Garrett habitou, na cidade de Lisboa, conseguiu resistir a vários projectos de demolição e a um quadro de abandono e negligência. Ironicamente, foi já num tempo em que a defesa do património está legalmente consagrada como um dever de todos que foi destruída. A habitação foi demolida em pleno ano de 2006.
Porta da Casa de Almeida Garrett, com o n.º 68
O edifício deu lugar a um condomínio de habitação com apartamentos de luxo, como é vulgar neste país.
  Imagens:
- AML
- Autores desconhecidos