Praça de touros do Campo de Sant'Ana. (Lisboa)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

 Praça de touros do Campo de Sant'Anna
Localizava-se esta Praça onde hoje está a Faculdade de Medicina no Campo dos Mártires da Pátria. 
A Praça de touros do Campo de Sant'Ana, foi inaugurada em 03 de Julho de 1831, e durante 6 décadas foi o centro tauromáquico de Lisboa.
A Praça  seria demolida em 1891 para dar lugar à nova Praça de Touros do Campo Pequeno, inaugurada em 18 de Agosto de 1892.
Praça de touros do Campo de Sant'Anna em Lisboa
Praça do Campo de Sant`Anna. Corrida de touros em 1838

Citando Norberto de Araújo em: 
Peregrinações em Lisboa, vol. IV, 2ª ed., Vega, Lisboa, 1992, p 33.
"No sítio onde assenta a Escola (Faculdade de Medicina) existiu a Praça de Touros do Campo de Sant'Ana, de tradições na vida alfacinha, com a sua aura fidalga e popular a um tempo. Foi aquela Praça inaugurada em 3 de Julho de 1831, tempos do Senhor D. Miguel, que assistiu à «festa», sendo corridos dezasseis touros das manadas reais; à noite, com motivo no acontecimento tauromáquico, houve «luminárias» e «fogo de vistas». A Praça do Campo de Sant'Ana era pequena e quase tôda de madeira, sem o tipo clássico dos redondéis hispano-árabes, uma arena muito para «brinco de touros», mas que fêz as delícias dos nossos avós.
Até 1915 uma «maquette» desta Praça encontrava-se no Club Tauromáquico, ao Chiado; foi por essa época destruída num assalto político àquele Club, e dela resta, apenas, a memória numa fotografia feita um pouco antes pelo Sr. J. A. Barcia. A Praça do Campo de Sant'Ana, que sucedera á do Salitre, esta inaugurada em 4 de Junho de 1790, foi demolida em 1891, para dar lugar à do Campo Pequeno, inaugurada em 18 de Agôsto de 1892."


Imagens e fonte parcial:
- Arquivo Fotográfico da C.M.L
- CML

0 comments

Enviar um comentário