Quinta de Salgueiros. (Lapa, Porto)

terça-feira, 6 de março de 2018

A escassos metros da Igreja da Lapa e quase no coração da cidade do Porto, ainda existe, na data em que escrevemos este artigo, aquela que é conhecida por "Quinta de Salgueiros", delimitada pela antiga rua de Salgueiros, actual rua de Cervantes. Debaixo dos terrenos desta quinta existe uma mina subterrânea, que não é nada mais nada menos, que um dos corredores do antiquíssimo manancial de Arca d`Água.
Quinta de Salgueiros - Terrenos para a construção dos Viveiros da Lapa - 1967 in AHMP
 Os terrenos, vendo-se na imagem um dos acessos à antiquíssima mina de água

Vista aérea da zona residencial e comercial de Cedofeita e Santo Ildefonso, desde a Rua de Cervantes, antiga Rua de Salgueiros que contorna a Quinta (Norte), à Praça da República (Sudeste) in AMP
Casa rural da Quinta de Salgueiros, na rua de Cervantes, que será demolida
Cliché original de Alexandre Silva
Salgueiros - Casa rural - Fachada traseira. Cliché original de Alexandre Silva
Quinta de Salgueiros (centro da imagem) - Lapa. In Google Maps
Quinta de Salgueiros (antes do desmatamento) vista da rua de Cervantes in Google Maps
Quinta de Salgueiros - Bing Maps
No canto inferior direito: A casa rural
Quinta de Salgueiros (antes do desmatamento) in Google Earth
Casa e Quinta de Salgueiros (antes do desmatamento) com vista parcial da rua de Cervantes in Google Earth
Casa e Quinta de Salgueiros (antes do desmatamento) com vista parcial da rua de Cervantes in Google Earth
Este terreno que por muitos anos foi pertence da Companhia Aurificia, esteve arrendado por décadas a um elemento da PSP que mantinha a quinta limpa e cultivada com o profissionalismo de qualquer lavrador de outrora. Criava animais de médio e grande porte, aves (galinhas, patos, etc.). Há cerca de uma década (talvez ainda nem isso), conseguiram afastar do terreno esse homem (na altura já pouco jovem) e o terreno ficou devoluto e coberto por silvas e mato...  Com 22 mil m2, na rua de Cervantes, à Lapa, esse terreno esteve destinado para zona verde, para construção dos viveiros da Lapa e consta-se também que em tempos, foi adquirido, para lá ser construído um bairro operário, o que nunca chegou a acontecer. Não temos a certeza desta última realidade, visto existirem de facto bairros, muito perto (como o bairro da Bouça), todos eles construídos entre as décadas de 60 e 70, o que pode gerar alguma confusão.
Recentemente, a quinta, foi limpa do seu mato (e não só). Lamentavelmente cortaram todas as árvores de grande porte (algumas centenárias) que a propriedade possuía. Aparentemente, também querem expulsar o último casal de moradores da casa rural, pessoas septuagenárias e octogenárias. 
Aditamento: (Soubemos, algum tempo após esta publicação, mais exactamente em 2019, que o casal que ainda habitava a casa, já havia sido desalojado. A habitação já foi alvo de "saque" e vandalismo, ao que restava no seu interior)
Motivos??? 
Aparentemente, os interesses imobiliários!!! Mas, para já,  ainda parece ser tudo um pouco especulativo. Falam em mais um Hotel...  um Hostel... habitação... Alojamento Local e até mesmo num Hipermercado. 
Independentemente disso o resultado será o mesmo: A insubstituível perda de uma mancha verde, um pequeno pulmão, no centro da Invicta. As majestosas árvores já foram abatidas.
Novo aditamento (Maio de 2021): Na Quinta de Salgueiros, estão a edificar (mais) um Hotel, como já se adivinhava...

2 comentários

JB disse...

...falta dizer que são "ocupas" que lá moram e que a lenha que resultou do desmate desapareceu da noite para o dia!

6 de março de 2018 às 20:05
Administrador disse...

Sabemos que na casa habita (legalmente) um casal de idosos, há muitas décadas. Os colossais troncos, provenientes das árvores recentemente abatidas, foram transportados por etapas em camiões.

6 de março de 2018 às 21:42

Enviar um comentário