A "Antiga Marginal" Freixo-Ribeira, o "Caminho da Aguada". (Porto)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O "Caminho da Aguada". Clique para visualizar melhor
Quem actualmente circula na estrada marginal entre a rotunda do Freixo e a Ribeira do Porto dificilmente pensará que num passado não muito remoto, essa bela estrada de asfalto que permite um tráfego diário intenso de todo o tipo de veículos, não era mais que o caminho de terra que podemos observar nas imagens. Vemos, na esquerda da imagem (BPI), o local onde passa a estrada marginal, vinda do Freixo. Obviamente que a mesma não existia, mas existia no seu lugar, o antiquíssimo "Caminho da Aguada". 
A Calçada da Corticeira, e zona das Fontainhas, vistas de Vila Nova de Gaia, por volta de 1860. Onde passa a actual estrada marginal (junto ao rio) era então o Caminho da Aguada Calótipo com autoria atribuída a Frederick William Flower
Porto - Guindais e Corticeira. Cliché Fotográfico, Dimensão 11x8cm.Arquivo Théodore L'Huillier, 1905-1907
O "Caminho da Aguada", próximo da Quinta da China, antes da abertura da estrada marginal
O "Caminho da Aguada", visto de Vila Nova de Gaia
Na imagem de baixo: A Ponte Luís I, numa vista de Montante, com as margens de Gaia e do Porto, que ainda não possuía a marginal. Vemos no seu lugar apenas um caminho, que se denominava por "Caminho da Aguada". Acredita-se que tal nome deriva do facto da escarpa ser muito fértil em nascentes e no tempo de chuva, nomeadamente no Inverno, formarem-se autenticas cascatas, neste local.
Clique nas imagens para as ampliar
O "Caminho da Aguada", diferentes ângulos 
Fonte parcial de imagens:
- Repositório Temático da Universidade do Porto.
- Frederick William Flower

2 comentários

Gato das Botas disse...

Excelente "blog".
Os meus parabéns, e agradecimentos ao autor.

23 de fevereiro de 2020 às 14:30

Parabéns pelo blog. Não se construirá um futuro esquecendo-se do passado.
Muito gostaria de saber, do que se tratava as ruínas de uma edificação, ao pé da ponte D. Luiz (lado Porto), onde se via uma garrafa na parte superior da cobertura. Hoje se consultando o Google vê-se que foi "restaurado" a um hotel ou restaurante.

2 de junho de 2025 às 15:28

Enviar um comentário