Ponte em Pedra ou Ponte dos 19 Arcos.(Matosinhos - Leça)

domingo, 25 de outubro de 2009

O Rio Leça entre Matosinhos e Leixões. Podemos observar em primeiro plano a Ponte que unia estas duas localidades, destruída em nome do progresso quando da construção e alargamento do actual "porto de Leixões".
Ponte dos 19 Arcos, Ponte de Pedra, ou Ponte sobre o Leça
A antiga ponte em granito que ligava Matosinhos e Leça, era uma ponte feita de pedra, extremamente robusta e com muitos arcos. Era conhecida por "Ponte dos 19 Arcos", "Ponte de Pedra", ou "Ponte sobre o Leça". Foi destruída devido ao aumento do porto artificial de Leixões.
Observemos a entrada do tabuleiro da demolida Ponte de Pedra, na imagem de baixo. Esta fotografia foi obtida numa altura de extrema intempérie, que terá causado umas das então bem conhecidas cheias do rio Leça.
Clique nas imagens para as ampliar
Viatura atravessando a demolida ponte dos 19 Arcos, durante uma cheia do Leça
Ponte de Matosinhos-Leixões, actualmente desaparecida
Clique nas imagens para as aumentar 

Vista de Leça a partir de Matosinhos, sendo visível parcialmente a extinta ponte
Foz do Rio Leça, antes da construção da Doca n.º 1
Construção da Doca n.º 1 do porto de Leixões (em baixo) onde podemos observar a extinta Ponte em Pedra, em segundo plano na fotografia.
A Doca n.º 1 já pronta (imagem de baixo)... A ponte continua uma sobrevivente nesta altura. Reparem no aspecto antigo de Matosinhos e no já existente do Mercado do Peixe. Atrás da Doca (e da ponte) a ruralidade ainda predomina.
Na imagem de baixo: Matosinhos em 1960/61 durante a construção/ampliação do porto de Leixões. Escavações, movimentos de terras, alterações da topografia local.
É visível nesta imagem o que ainda resta das comportas e da ponte de pedra, ou ponte dos 19 arcos.

Fontes:
- CMM 
Imagens:
- Edições Estrela Vermelha
- Phot.ª Guedes
- Autor desconhecido

1 comment

Que saudades da minha velha infância.

17 de novembro de 2015 às 12:50

Enviar um comentário