Uma imagem de grande importância: A antiga Ponte de Abreiro.
Visto que a sua destruição, devido a uma cheia, ocorreu em 1909, podemos afirmar que esta fotografia tem mais de 100 anos, ou seja é anterior a essa data.
Fotografia de grande dimensão. Clique para ampliar e observar melhor

Antiga Ponte de Abreiro. Notamos sem dificuldade as bases dos pilares da antiga Ponte, bem como as ruínas do caminho que, vindo de Abreiro, a ela conduziam.
Existe uma lenda em redor desta ponte, segundo a qual refere a bondade e a autoridade que Manuel Machado de Araújo gozava em Abreiro. Este homem dava trabalho aos habitantes da freguesia e fazia-se obedecer. O povo, por sua vez, não habituado a trabalhar tanto, dizia: "Este Homem é o Diabo. / Faz tudo que quer". Daí a reconstrução da ponte ser conhecida como a Ponte do Diabo.
Acontece que a cheia de 1909 levou o arco da ponte que assombrava pela sua enorme altura, abertura e escabrosidade. Ninguém imaginava que ela pudesse cair, daí que o povo, admirado, continuou dizendo: "O Diabo a fez. / O Diabo a levou".
Cronologia da Ponte de Abreiro
Época de construção - Idade Média
1696 — Os moradores da aldeia de Rebordãos foram escusos de participar nas obras da ponte.
1734 — Obras na ponte patrocinadas por Manuel Machado de Araújo, fidalgo cavaleiro da Casa Real.1909 — As grandes cheias deste ano arruinaram definitivamente a ponte.
0 comments
Enviar um comentário