Antigos Paços do Concelho e a Praça de D. Pedro. (Cidade do Porto)

sábado, 24 de outubro de 2009

A actual Praça da Liberdade, situada ao fundo da Av. dos Aliados na Cidade do Porto, foi em tempos chamada Praça de D. Pedro. Era então uma Praça "fechada" rodeada por edifícios antigos alguns com características nobres. Um desses Palacetes serviu muitos anos como sede dos Paços do Concelho, ou mais recentemente denominada a Câmara Municipal do Porto.
Clique nas imagens para as ampliar
"Nessa velha praça de D. Pedro, reinava naqueles tempos uma paz absoluta. Não havia o retinir das campainhas dos eléctricos, nem o buzinão dos automóveis, nem a praga dos alto-falantes - pela razão simples de que ainda nada disso tinha sido inventado!"
"Nesse passeio central, fechado a toda a volta por um forte gradeamento, havia muitos bancos de ferro e grandes árvores que, na Primavera, se cobriam de cheirosas flores e davam muita sombra"
«Antigo edifício, actualmente destruído, que serviu de Câmara Municipal aos Portuenses.» 

"Arrasados foram, por exemplo, os dois palacetes que limitavam a praça do lado norte. Num deles estava instalada, desde 1819, a Câmara Municipal. Este edifício foi demolido justamente há vinte anos. Ocupava o lugar em que começa a Avenida dos Aliados".
O edifício dos Paços do Concelho na Praça de D. Pedro
Transeuntes na Praça
Praça de D. Pedro
 Praça de D. Pedro, vendo-se a estátua equestre do Rei

Praça de D. Pedro IV
Os extintos Paços do Concelho. Em baixo, a sala das sessões, com o retrato de D. Carlos
Praça de D. Pedro. Antigos Paços do Concelho, vistos de Poente
Proclamação da República em 1910, na Praça de D. Pedro em frente aos Paços do Concelho, numa fotografia tirada das varandas da Casa das Cardosas
O edifício dos Paços do Concelho foi demolido em 1916 para abrir a Avenida dos AliadosAlgumas das suas pedrascomo o Brasão que nas fotos podemos localizar no alto do edifício, estão hoje parcialmente remontadas nos Jardins do Palácio de Cristal (parte virada para o Douro) na zona conhecida como "Roseiral".
Demolição dos Paços do Concelho do Porto, em 1916
Na imagem imediatamente abaixo; demolição dos antigos Paços do Concelho do Porto, em 1916. Na direita da fotografia, vemos ainda, a Capela dos 3 Reis Magos.
Demolição dos antigos Paços do Concelho do Porto em 1916
Demolições para abertura da Avenida dos Aliados. Cliché de Domingos Alvão
Na imagem de baixo, vemos a estátua «O Porto» que foi idealizada pelo escultor João de Sousa Alão e obtida do próprio granito portuense, pela mão do mestre pedreiro João da Silva, para rematar o "pico" do antigo edifício dos Paços do Concelho. Seria apeada durante a sua demolição e passaria por diversos lugares...
Estátua "O Porto" sendo apeada em 1916. Duas versões do mesmo cliché de Aurélio da Paz dos Reis
A estátua, perfeitamente visível, a encimar o edifício...
Pormenor da antiga praça de D. Pedro, destacando-se aqui a estátua equestre de Dom Pedro IV, parte dos antigos Paços do Concelho (antes da demolição) e casas comerciais.
Ardinas, na Praça de D. Pedro. Emílio Biel c. 1900
Na imagem de baixo, temos uma vista do lado poente da Praça de D. Pedro, actual Praça da Liberdade, no coração da Invicta. Podemos observar o conjunto de edifícios que existiam no local onde actualmente se encontra o Banco de PortugalNa direita da imagem vemos o edifício que serviu como Paços do Concelho.
A Praça de D. Pedro (Praça da Liberdade) durante as demolições para abertura da Avenida dos Aliados
Construção da Companhia de Seguros "A Nacional", na Praça da Liberdade e abertura da Av. dos Aliados
Vemos perfeitamente, na direita da imagem, a Igreja da Trindade
 Abertura da Avenida dos Aliados, estando a Câmara Municipal em construção
 BPI da década de 20 do séc XX
A actual Praça da Liberdade, em primeiro plano da imagem, seguida da Avenida dos Aliados e o novo edifício da Câmara Municipal, no término desta

Imagens:
- Aurélio da Paz dos Reis
- Edições Alberto Ferreira
- Edições Arnaldo Soares
- Emílio Biel
- Phot.ª Guedes
- Alvão

0 comments

Enviar um comentário