Igreja de Nossa Senhora da Graça. (Cidade do Porto)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A demolida Igreja de Nossa Senhora da Graça. Nesta Igreja além da imagem da padroeira, oferecida pela rainha D. Mafalda, existia também uma imagem de S. Sebastião que tinha pendente da seta que atravessava o coração da imagem uma chave de ouro que, segundo a lenda, pertencera à Porta do Sol da muralha Fernandina. Supostamente a chave estaria ali, para que o santo protegesse a cidade da peste. Foi igualmente neste edifício que funcionou o Colégio dos Meninos Órfãos de Nossa Senhora da Graça.
Em baixo temos uma fotografia tirada do largo do Viriato. Vê-se a torre sineira e parte cimeira da fachada da Igreja de Nossa Senhora da Graça, do Colégio dos Meninos Órfãos, edifício demolido para a construção Escola Politécnica, actual Reitoria da Universidade do Porto.
Clique nas imagens para as ampliar
O templo começou a ser demolido em Maio de 1899, tendo a arte sacra nele existente sido transferida a título provisório para o edifício dos Paços do Concelho. Todas a relíquias desapareceram sem deixar rasto à excepção do cruzeiro. 
Este cruzeiro tinha já uma atribulada existência, mas não a iremos relatar aqui, informando apenas que se encontra no cemitério Prado do Repouso, na parte voltada para o rio Douro, numa espécie de "miradouro".
Nas imagens (de cima e de baixo) é perfeitamente visível a construção Escola Politécnica, actual Reitoria da Universidade do Porto.
Aspecto parcial do Mercado do Anjo, vê-se o edifício da faculdade de Ciências ainda por concluir. Na esquerda da imagem é perceptível a torre sineira da demolida igreja de Nossa Senhora da Graça

Imagens:
- Fonte, JN
- AMP

0 comments

Enviar um comentário