Ponte D. Maria II ou Ponte Pênsil. (Cidade do Porto)

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ponte D. Maria II ou Ponte Pênsil 
 Prova actual em papel salgado a partir dum calótipo de Frederick William  Flower
Clique nas imagens para as ampliar
A Ponte Pênsil, originalmente denominada Ponte D. Maria II, era uma ponte suspensa que ligava as duas margens do Rio Douro, entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia.
A sua construção foi iniciada em Maio de 1841, para comemorar o aniversário da coroação de D. Maria II, a qual lhe deu o nome, ainda que ficasse conhecida como Ponte Pênsil. A construção terminou cerca de dois anos depois do início das obras.
Colecção de provas actuais em papel salgado, obtidas a partir de calótipos com autoria de Frederick William Flower (1849-59) observando-se a extinta ponte D. Maria II, vulgo ponte Pênsil a partir de diferentes ângulos/perspectivas




A Ponte Pênsil durante a terrível cheia de 1860
Com pilares de cantaria de 15 metros de altura, 150 metros de comprimento e 6 de largura, a ponte assegurava um melhoramento no tráfego entre as duas margens, substituindo a periclitante Ponte das Barcas.
Para testar a sua resistência suportou mais de 105 toneladas, peso esse constituído por cerca de 100 pipas de água. Manteve-se em funcionamento durante cerca de 45 anos, até ser substituída pela Ponte Luís I, construída ao seu lado.
Após a inauguração da Ponte Luís I, a Ponte Pênsil foi desmontada em 1887. Restam actualmente os pilares e as ruínas da casa da guarda militar que assegurava a ordem e o regulamento da ponte, assim como a cobrança de portagens para a sua travessia.
Clique nas imagens para as ampliar
Ponte Pênsil, originalmente denominada Ponte D. Maria II
Vista parcial do Douro e de Vila Nova de Gaia. Vemos sobre o rio a desaparecida Ponte D. Maria II, ou Ponte Pênsil. Em destaque, no horizonte da imagem, o Mosteiro da Serra do Pilar, à volta do qual se erguia o "Morro de Gaia"
Prova actual em papel salgado, a partir de um calótipo de Frederick William Flower c. 1850
Ponte D. Maria II. Frederick William Flower
Em baixo vemos, em duas imagens distintas, a Ponte Luís I ainda em construção. Uma ponte em estrutura metálica com dois tabuleiros, construída entre os anos 1881 e 1888, ligando as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Esta construção, como já foi dito antes, veio substituir a antiga Ponte Pênsil, que seria demolida em 1887.
Ponte Pênsil e Ponte Luís I c. 1883. Emílio Biel
Em cima e em baixo vemos duas perspectivas da construção, sendo perfeitamente perceptível a existência da Ponte Pênsil que seria posteriormente demolida.
Construção da ponte Luís I, vista de Vila Nova de Gaia, estando a ponte Pênsil em segundo plano da imagem
«Porto antigo - Construção da ponte D. Luiz I - (2.ª série »
In: Repositório Temático da U. P.
Construção da ponte Luís I (em fase avançada), vendo-se a ponte Pênsil, em 1883
Ponte Luís I em construção. Emílio Biel - 1883
Ponte Luís I. Construção em 1883 
Ponte Luís I quase concluída, numa vista obtida junto à capela do Senhor do Carvalhinho
BPI, mostrando a ponte Luís I  ainda em início de construção, com a ponte Pênsil a seu lado
A fotografia abaixo merece toda a atenção dada a sua particularidade de mostrar a extinta Ponte Pênsil a par da Ponte Luís I o que deverá fazer dela uma das poucas imagens do género existentes visto que as duas pontes coexistiram durante um curto período de tempo, entre 1886 e 1887. A imagem foi obtida por George Tait, a partir do local onde é hoje o Jardim do Morro em Vila Nova de Gaia.
Clique na imagem para a ampliar
Ponte Luís I e vista panorâmica de Vila Nova de Gaia, nos anos 60 do séc. XX. Teófilo Rego

Imagens:
Frederick William Flower
- Emílio Biel
- Domingos Alvão
- AMP
George Tait
- Teófilo Rego

1 comment

Unknown disse...

Quantas vezs passei a pé pelo tabuleiro de cima para ir as Antas depois Ermesinde a Igreja de Santa Rita. E na debaixo para ir a Ribeira e estação São Bento. Amava fazer isto a pé. Tantas saudaddes, tanto amor por tudo isto.

17 de abril de 2016 às 16:46

Enviar um comentário