A Ponte de Canaveses - Marco de Canaveses.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Infelizmente até a data de colocação deste "post" (14/10/2009) é impossível obter qualquer imagem da Ponte de Canaveses visto a própria C.M. do Marco de Canaveses nunca ter tido a preocupação de incluir no seu site qualquer tipo de alusão a esta importantíssima via de ligação entre margens, uma artéria principal de acesso a cidade do Marco, que serviu a população durante gerações e foi extinta pela construção de uma barragem já na década de 80.

"Esta aguarela datada de 1966 foi a única imagem encontrada após intensa procura."

Em 1935, ainda a velhinha ponte românica se erguia, orgulhosa, depois de ter vencido as duras refregas da Segunda Invasão Francesa. Soult bem tentou atravessar o rio, mas encontrou a oposição de António da Serpa Pinto, capitão-mor do Concelho de Canaveses, Soalhães e Tuías.

Durante longos dias, a ponte foi defendida, tão bem que os franceses não passaram, mesmo que à custa de muitos mortos e feridos. Grandemente danificada, seria reparada mais tarde, com os seus sete arcos e guardas ameadas. Estava em ruínas nos inícios do nosso século, tendo sido demolida e substituída por outra semelhante, em 1944.
Ponte de Canaveses

Atitude incompreensível do poder de então, "impensável hoje em dia" disseram alguns, mas curiosamente a ponte edificada em 1944 e representada na aguarela acima TAMBÉM FOI COMPLETAMENTE DESPREZADA não sabendo (por incrivel que pareça) a própria população da cidade do Marco de Canaveses se a ponte está submersa, se foi desmontada ou destruida!!!

Nota: Clique AQUI para ver informação actualizada e completa sobre este item.

0 comments

Enviar um comentário