Estádio do Lima - Académico Futebol Clube. (Porto)

sábado, 9 de janeiro de 2010

"O Campo do Lima"
Clique nas imagens para as ampliar

O Estádio do Académico Futebol Clube foi fundado em 15 de Setembro de 1911.
Nos anos 20 dá-se um dos passos mais importantes da vida do clube, o arrendamento da Quinta do Lima, propriedade da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Neste ocorre a construção do Estádio do Lima.
Estádio do Lima nos anos 40 do séc. XX 
Por esta altura o Académico era já um clube multifacetado. Com a forte adesão de associados e entusiastas pelo desporto em geral outras modalidades foram sendo geradas no ventre academista. Estávamos perante o mais ecléctico dos clubes do Porto, ganhando desta forma em popularidade ao FC Porto, ao Salgueiros e ao Boavista, os outros três notáveis emblemas da Invicta. 
Um crescimento que obrigou o Académico a ampliar o seu raio de acção desportivo, adquirindo para esse efeito em 1927 o imponente Palacete do Lima, situado na Rua de Costa Cabral. Em redor deste espaço foram construídos courts de ténis, quadras de basquetebol, ginásios, e até um parque de campismo, fazendo com que os academistas fossem proprietários do primeiro grande complexo desportivo do país.           
Foi o primeiro estádio relvado do país. Teve durante largos anos pista de ciclismo em cimento e de atletismo, como pode ser visto nas imagens.     
Situava-se entre as ruas de Costa Cabral (sede do clube) e rua da Alegria, na cidade do Porto.
Actualmente, o betão dos edifícios substitui a relva do extinto campo...

Imagens:
- Belarte

0 comments

Enviar um comentário