Ponte das Curadeiras. (Penafiel)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Clique na imagem para a ampliar
Um antigo e belíssimo BPI da Ponte das Curadeiras sobre o Rio Cavalum em Penafiel.

Não é um MONUMENTO DESAPARECIDO mas é forte candidata... Em Dezembro de 1995, uma tromba de água caiu sobre Penafiel, e o Rio Cavalum, encheu de tal modo que galgou as margens derrubando os resguardos em pedra da Ponte das Curadeiras, estando até hoje as mesmas amontoadas no campo a jusante da ponte... 

3 comentários

Leandro disse...

Gostava de saber onde ficava esta ponte.

Cumprimentos
Leandro

2 de abril de 2012 às 23:06
Administrador disse...

A ponte das Curadeiras ainda existe se bem que em mau estado... é a única com este nome a atravessar o rio Cavalum em Penafiel. Devido a crescente urbanização torna-se difícil para um não-local identificar o sitio exacto, sugiro que pergunte por ela na localidade.

4 de abril de 2012 às 21:41

Em primeiro lugar, quero felicitar este blogue "Monumentos Desaparecidos", por se dedicar à defesa e preservação do património local. Publiquei esta foto e texto no meu blogue "Penafiel Terra Nossa", ao qual o administrador deste blogue foi beber o que desde já agradeço, pois o que é preciso é chamar à atenção para a defesa deste património.

Em relação ao comentário do usuário Leandro,
poucos são os penafidelenses que conhecem esta ponte por Curadeiras. De qualquer forma deixo aqui umas indicações para a encontrar.
Situando-se no Largo da Ajuda na cidade de Penafiel, ao lado do café Cantinho, começa a Rua de Puços, e se descer essa rua, vai desaguar na ponte sobre o Rio Cavalum. Esta ponte é vulgarmente conhecida por Ponte de Puços ou Ponte do Cavalum, embora o seu verdadeiro nome seja Ponte das Curadeiras. Devido às silvas, já mal se vê o tanque que aparece na foto atrás dos pescadores e a ponte está sem resguardos pelo que todo o cuidado é pouco ao atravessá-la.
Cumprimentos
Fernando Oliveira

18 de abril de 2012 às 15:05

Enviar um comentário