Colégio Luso Internacional do Porto - Fundação.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Imagem de grande dimensão, clique na mesma para a ampliar

Antiga notícia sobre a criação do Colégio Luso Internacional do Porto - «um Colégio de vanguarda» - Fundado por Artur Victoria.

"A velha central do Castelo do Queijo que fornecia energia para os eléctricos do Porto está transformada num centro cultural e educacional. O edifício foi restaurado: toneladas de lixo foram retiradas dos terrenos anexos e aquele espaço deixou de ser um antro da, marginalidade. Para o próximo ano lectivo, com o edificio da velha central eléctrica completamente recuperado, Aquele estabelecimento de ensino receberá alunos até ao 12.º ano.

O seu diploma permitirá o ingresso no ensino superior de 74 países, inclusive todos 08 membros da Comunidade Económica Europeia (CEE). E de resto. foi porque a Região Norte não tem estruturas ao nivel de estabelecimentos de ensino para receber crianças e jovens estrangeiros ou filhos de emigrantes e que este projecto nasceu.
Valente de Oliveiraentão Presidente da Comissão de Coordenação da Região Norte (CCRN) mobilizou figuras da cidade para a criar uma Fundação de Capital Humano que criasse este estabelecimentos de ensino no Porto e noutras cidades do interior com um curiculum capaz de responder as necessidades de crianças e jovens filhos de estrangeiros a trabalhar entre nós.
Apoios oficiais foram iguais a zero. Artur Victoria diz que a Fundação teve o apoio moral da Junta de Freguesia de Nevogilde e o apoio entusiasmado de Narciso Miranda."

Como se sabe actualmente este edifício (ou melhor, o que dele resta) aguarda uma recuperação que tarda em chegar...

0 comments

Enviar um comentário