A "Porta Nobre" ou "Porta Nova". (Porto)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

A "Porta Nobre" ou "Porta Nova"
Segundo apuramos o Rei D. Manuel I mandou demolir no ano de 1522 um postigo, nas muralhas Fernandinas, chamado «da Praia», que o Rei D. Fernando havia mandado construir e no qual tinha posto as suas armas (Brasão). 
Mandou edificar em seu lugar, uma porta mais majestosa que foi chamada de "Porta Nobre" ou "Porta Nova". Por esta porta passariam as figuras principais da Nobreza e Clero que entravam ou saiam no Porto.
No entanto D. Manuel, na reconstrução desta porta, mandou colocar sobre o arco das mesmas o Brasão de armas de D. Fernando I (que estavam no antigo postigo e possuíam 13 castelos). 
Foi construída uma casa para a Guarda sobre a porta, que posteriormente também serviu para inspecção sanitária das "toleradas". Sobre a porta da entrada estavam as armas de Portugal. Em 1872 foi demolida esta porta e as pedras com as armas de D. Fernando e de D. Manuel (que estavam no Baluarte da Esperança) foram enviadas para o Museu Allen no actual Largo do Viriato e já mais tarde transferidas para o Museu Nacional de Soares dos Reis.
 A destruição da Porta Nobre em 1860, para permitir a abertura da Rua Nova da Alfândega
 Clique nas imagens para as ampliar
Miragaia, zona do edifício da Alfandega (nas imagens ainda por construir). Neste local ficava a "Porta Nobre" ou "Porta Nova".
Miragaia, antes da construção do edifício da Alfandega
Porto. Vista parcial da cidade em 1849
Postigo dos Banhos c. 1860
Miragaia e Morro das Virtudes
Margens do Douro. Albumina de Emílio Biel


Imagens:
- Emílio Biel
- Alvão
- Frederick William Flower

0 comments

Enviar um comentário