Auto-de-Fé de 1543. (Porto)

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Este é um assunto um pouco controverso, com os Historiadores a repartirem-se em opiniões, por vezes bastantes divergentes sobre a realidade decorrida. 
Vamos expor aqui, uma das versões daquilo que é provável que tenha sucedido em Fevereiro de 1543.
Notícia no jornal HA-LAPID sobre o auto-de-fé no Porto de 1543
A 11 de Fevereiro de 1543 (e um ano depois, em 27 de Abril de 1544), terão sido realizados no Campo do Olival (Cordoaria) dois autos-de-fé.
Citamos:
O primeiro auto do Santo Ofício que se fez neste reino de Portugal foi nesta cidade do Porto, aos 11 dias do mês de Fevereiro, que caiu ao primeiro domingo da Quaresma do ano de 1543 (...) Estiveram presos os cristãos-novos juntos nas lojas das casas que estão ao pé da escada grande da Sé e as mulheres nos sobrados das casas defronte de Nossa Senhora do Ferro. Se fez o cadafalso no Campo do Olival (...) reinava El-Rei D. João o terceiro (…) e era bispo nesta cidade D. Baltasar Limpo (…) Juntou-se nesta cidade mais gente que nunca se viu antes (…) vinda do Termo e do Minho, de Vila Real, de Lamego, de Viseu e Coimbra que todo aquele campo desde Nossa Senhora da Graça e S. Miguel, até ao monte dos Judeus (…) estava apinhado de gente e estando uma mulher nobre numa das torres, morreu de morte súbita, vendo dar garrote a um dos quatro que foram queimados nesse dia e queimaram muitas estátuas dos culpados que fugiram.
Fizeram o segundo auto do Santo Ofício (…) no mês de Maio do ano de 1544 onde também concorreu muita gente, queimaram e afoguearam três pessoas e muitas estátuas dos fugidos (…)”

Gravura a cobre intitulada "Die Inquisition in Portugall" por Jean David Zunner retirada da obra "Description de L'Univers, Contenant les Differents Systemes de Monde, Les Cartes Generales & Particulieres de la Geographie Ancienne & Moderne." Por Alain Manesson Mallet, Frankfurt, 1685, da colecção privada do Dr. Nuno Carvalho de Sousa. Fonte: Wikipédia
A cidade do Porto e a Inquisição nunca se deram bem, embora curiosamente, muitos nomes relevantes desta cidade, fossem membros do Santo Ofício. Segundo as crónicas, após o segundo auto-de-fé, realizado em Abril de 1544, a Inquisição, pressionada, deslocou-se para Sul. 

0 comments

Enviar um comentário