Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e padrão do Salado
Cliché da Phot.ª Guedes in AMP
A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira ou Igreja da Colegiada de Guimarães é uma igreja no Centro Histórico de Guimarães e um dos mais significativos exemplares de arquitectura gótica no norte do país. O padrão do Salado é um monumento construído no século XIV pelo rei Afonso IV para comemorar a vitória na Batalha de Salado, em 1340. O tanque-chafariz quinhentista da Oliveira encontrava-se encostado à torre da Colegiada.
A água que dele jorrava, provinha do manancial da Penha era conduzida através do Cano da Vila. Foi instalado no século XVI e desmantelado em 1904, aquando da montagem do sistema de abastecimento público de água ao domicílio. Havia já tempos que alguma vozes defendiam a sua remoção, pelos danos que a humidade da mesma causava aos túmulos dos Pinheiros, que ocupam no interior da torre.
(Clique nas imagens para as ampliar)
Tanque da Oliveira. Calótipo de Frederick William Flower
Tanque da Oliveira. Calótipo de Frederick William Flower
O tanque da Oliveira, (imagem de cima e de baixo) entre o final do século XIX e o início do séc. XX. Se observarmos o muro frontal do tanque, constatamos que desapareceu a reentrância central visível na fotografia de cima. Tal deve-se ao facto de, na década de 1870, a oliveira da praça ter sido derrubada e o seu tronco replantado no interior do tanque.
Cliché de autor não identificado
Em baixo: A praça da Oliveira, depois de 1904. Reparem nas marcas que ficaram na parede da torre, depois da remoção do tanque.
Finalmente, nesta última imagem, temos a praça da Oliveira, depois de 1904. Depois da remoção do tanque, foi instalado um bebedouro no mesmo local.
Fontes:
- Elementos (texto informativo) recebidos por mail
- Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
Imagens:
- Phot.ª Guedes
- AMP
- Frederick William Flower
- CMG
- Autores desconhecidos
0 comments
Enviar um comentário