A antiga casa de pronto a vestir Por Fi Rios, situada na Rua de Santa Catarina, no Porto, transcendeu a mera função comercial, constituindo-se como um emblema da modernidade e da efervescência sociocultural que varreu Portugal a partir de meados do século XX.
O estabelecimento iniciou a sua actividade aproximadamente na década de 1950 sob a designação primitiva de "Porfírios das Meias" (alusiva ao seu fundador, Porfírio Augusto de Araújo). Contudo, foi a partir de 1965/1966, com a sua expansão e a adopção do nome "Porfírios-Contraste" (ou Por Fi Rios), que a loja se metamorfoseou num centro catalisador de tendências.
A sua relevância histórica reside na importação pioneira de vestuário e acessórios que reflectiam as correntes da moda jovem internacional, particularmente a estética da swinging London. A Por Fi Rios era o repositório por excelência das peças mais audazes, desde as calças boca de sino e as mini-saias às cores vibrantes, desafiando o conservadorismo indumentário vigente.
O ambiente interno do estabelecimento era, por si só, uma experiência inovadora: o recurso a iluminação de luz negra e a reprodução de música contemporânea criava uma atmosfera sensorial, atípica para o comércio da época. O rigor no styling do seu próprio pessoal cimentava o seu estatuto de vanguarda.
A Por Fi Rios encerrou as suas portas, pondo fim a uma era no comércio portuense, no ano de 2001. Deste modo, a loja não foi somente um entreposto comercial; funcionou como um fenómeno sociológico que ditou os cânones da moda de uma geração, deixando um legado indelével na história social e urbana do Porto.






0 comments
Enviar um comentário