Antigo edifício da CUFP. (Cidade do Porto)

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Clique na imagem para a ampliar
Instalações da fábrica da CUFP - Companhia União Fabril Portuense de Cerveja e Bebidas Refrigerantes - Sociedade Anónima de Responsabilidade Limitada, conhecida como «CUFP», situadas na esquina da Rua de Júlio Dinis (onde se encontram actualmente os edifícios «Mota-Galiza» e a Rua da Piedade.
O edifício ficou concluído em Janeiro de 1904, situando-se na Rua da Piedade nº 140 a sede da empresa e unidade fabril.
A empresa foi o resultado da fusão de sete fábricas de cerveja, 6 do Porto e uma de Ponte da Barca ( Fábrica da Piedade, Fábrica do Mello, M. Achvek & Cia., J.J. Chentrino &Cia, J.J. Persival & Cia e M. Schereck e a Fábrica de Ponte da Barca), tendo sido criada no dia 7 de Março de 1890 com um capital de 125 contos de reis, distribuídos por 1250 acções de cem mil reis cada. A sua sede e unidade fabril situava-se inicialmente na Rua do Mello.
Em 1964 foram inauguradas as instalações fabris em Leça da Palmeira. Em 1971 foi terminada a demolição das instalações de Júlio Dinis.
A empresa foi nacionalizada durante o processo revolucionário a seguir ao 25 de Abril de 1974 e em 1977, foi criada a empresa UNICER, por fusão da CUFP com outras duas cervejeiras: a Imperial e a Copeja.
A Unicer foi privatizada em 1990.

Fonte da imagem: 
- Jornal de Notícias

0 comments

Enviar um comentário