O Tanque da Oliveira. (Cidade de Guimarães)

sábado, 20 de agosto de 2011

Igreja de Nossa Senhora da Oliveira e padrão do Salado 
Cliché da Phot.ª Guedes in AMP
A Igreja de Nossa Senhora da Oliveira ou Igreja da Colegiada de Guimarães é uma igreja no Centro Histórico de Guimarães e um dos mais significativos exemplares de arquitectura gótica no norte do país. O padrão do Salado é um monumento construído no século XIV pelo rei Afonso IV para comemorar a vitória na Batalha de Salado, em 1340. 
O tanque-chafariz quinhentista da Oliveira encontrava-se encostado à torre da Colegiada. 
A água que dele jorrava, provinha do manancial da Penha era conduzida através do Cano da Vila. Foi instalado no século XVI e desmantelado em 1904, aquando da montagem do sistema de abastecimento público de água ao domicílio. Havia já tempos que alguma vozes defendiam a sua remoção, pelos danos que a humidade da mesma causava aos túmulos dos Pinheiros, que ocupam no interior da torre.
(Clique nas imagens para as ampliar)
Tanque da Oliveira. Calótipo de Frederick William Flower
O tanque da Oliveira, (imagem de cima e de baixo) entre o final do século XIX e o início do séc. XX. Se observarmos o muro frontal do tanque, constatamos que desapareceu a reentrância central visível na fotografia de cima. Tal deve-se ao facto de, na década de 1870, a oliveira da praça ter sido  derrubada e o seu tronco replantado no interior do tanque.
Cliché de autor não identificado
Em baixo: A praça da Oliveira, depois de 1904. Reparem nas marcas que ficaram na parede da torre, depois da remoção do tanque.
Finalmente, nesta última imagem, temos a praça da Oliveira, depois de 1904. Depois da remoção do tanque, foi instalado um bebedouro no mesmo local.

Fontes:
- Elementos (texto informativo) recebidos por mail
- Câmara Municipal de Guimarães (CMG)
Imagens:
 - Phot.ª Guedes
- AMP
- Frederick William Flower
- CMG
- Autores desconhecidos

0 comments

Enviar um comentário