Casa da Fábrica. (Porto)

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Clique nas imagens para as ampliar
Casa da Fábrica: Séc. XVIII-XX
A "Casa da Fábrica", vista de diversos ângulos
A Casa da Fábrica situava-se no sector nascente da actual Rua de Avis onde hoje se encontra o edifício parcialmente ocupado pelo Hotel Infante Sagres. Era um palacete de imponente frontaria que desapareceu nos fins da década de 40, para dar lugar justamente ao Hotel Infante Sagres. O nome de "fábrica" deriva da Fábrica do Tabaco que deu também origem ao nome da conhecida rua da Fábrica.
O primeiro indivíduo de que há notícia haver sido possuidor da Casa da Fábrica no Porto foi João Luís da Silva Souto e Freitas.
Rua da Fábrica
Casa da Fábrica - Phot.ª BELEZA

Quando se deu a demolição do palacete da nobre Casa da Fábrica, a Câmara do Porto comprometeu-se a levantar novamente a fachada do edifício num outro local. As pedras foram numeradas e guardadas... 
Estão ainda agora (pelo que soubemos), "guardadas" no Parque do Monte Aventino, nas Antas, no entanto não possuímos qualquer elemento, que confirme tal informação. 

Imagens:
- Guilherme Bomfim Barreiros
- BELEZA
- CMP

4 comentários

João da Elisa disse...

Aqui há uns bons 30 anos estavam no terreno onde esta construído um centro comercial com um hotel. Depois as pedras foram levadas para um terreno à margem da Circunvalação e depois julgo que foram levadas para um terreno camarário à margem da Av. Fernão de Magalhães ( será esse o Parque do Monte Aventino que refere?).

14 de setembro de 2016 às 21:14
Administrador disse...

O Parque do Monte Aventino, localiza-se entre a Av. Fernão de Magalhães e o Parque de S. Roque. Frente à antiga Praça de Velasquez, actual Praça Dr. Francisco Sá Carneiro. Mas como foi referido, nada garante que esta informação seja 100% credível e menos ainda que (sendo verdade) as pedras ainda por lá estejam...

16 de setembro de 2016 às 18:37

a fachada que aqui se apresenta é a que fica actualmente virada ao café Aviz?

19 de setembro de 2016 às 13:54
Unknown disse...

alguém sabe alguma coisa acerca do pequeno edifício onde se localiza hoje a oculista da fábrica (é o edifício adjacente à antiga casa da fábrica, atualmente hotel infante sagres)?

15 de outubro de 2017 às 07:42

Enviar um comentário