Clique nas imagens para as ampliar
A "Casa da Fábrica", vista de diversos ângulos
A Casa da Fábrica situava-se no sector nascente da actual Rua de Avis onde hoje se encontra o edifício parcialmente ocupado pelo Hotel Infante Sagres. Era um palacete de imponente frontaria que desapareceu nos fins da década de 40, para dar lugar justamente ao Hotel Infante Sagres. O nome de "fábrica" deriva da Fábrica do Tabaco que deu também origem ao nome da conhecida rua da Fábrica.
O primeiro indivíduo de que há notícia haver sido possuidor da Casa da Fábrica no Porto foi João Luís da Silva Souto e Freitas.
O primeiro indivíduo de que há notícia haver sido possuidor da Casa da Fábrica no Porto foi João Luís da Silva Souto e Freitas.
Rua da Fábrica
Casa da Fábrica - Phot.ª BELEZA
Quando se deu a demolição do palacete da nobre Casa da Fábrica, a Câmara do Porto comprometeu-se a levantar novamente a fachada do edifício num outro local. As pedras foram numeradas e guardadas...
Estão ainda agora (pelo que soubemos), "guardadas" no Parque do Monte Aventino, nas Antas, no entanto não possuímos qualquer elemento, que confirme tal informação.
Imagens:
- Guilherme Bomfim Barreiros
- BELEZA
- CMP
4 comentários
Aqui há uns bons 30 anos estavam no terreno onde esta construído um centro comercial com um hotel. Depois as pedras foram levadas para um terreno à margem da Circunvalação e depois julgo que foram levadas para um terreno camarário à margem da Av. Fernão de Magalhães ( será esse o Parque do Monte Aventino que refere?).
14 de setembro de 2016 às 21:14O Parque do Monte Aventino, localiza-se entre a Av. Fernão de Magalhães e o Parque de S. Roque. Frente à antiga Praça de Velasquez, actual Praça Dr. Francisco Sá Carneiro. Mas como foi referido, nada garante que esta informação seja 100% credível e menos ainda que (sendo verdade) as pedras ainda por lá estejam...
16 de setembro de 2016 às 18:37a fachada que aqui se apresenta é a que fica actualmente virada ao café Aviz?
19 de setembro de 2016 às 13:54alguém sabe alguma coisa acerca do pequeno edifício onde se localiza hoje a oculista da fábrica (é o edifício adjacente à antiga casa da fábrica, atualmente hotel infante sagres)?
15 de outubro de 2017 às 07:42Enviar um comentário