Diploma de Habilitação no Exame de 4.ª Classe. (Portugal)

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Em Portugal, entre os anos de 1948 e 1974, o Ensino Primário era abrangido por dois ciclos de educação.
O primeiro (que é o que abordaremos aqui) denominava-se por elementar e era constituído por quatro classes (primeira classe, segunda classe, terceira classe, quarta classe), que só terminava com aprovação no exame da quarta classe.
Diploma de Habilitação no Exame de 4.ª Classe
O ciclo elementar do Ensino Primário era considerado como uniforme para cada sexo e obrigatório para todos os portugueses mental e fisicamente sãos, entre os sete e os doze anos, e destinava-os a habilitá-los a ler, escrever e contar, a compreender os factos mais simples da vida ambiente e a exercer as virtudes morais e cívicas, dentro de um vivo amor a Portugal. 
Sala de aula numa escola primária em 1938
 Ambiente que reinava nos refeitórios das Escolas Estatais, durante o Estado Novo 
De notar a presença do Crucifixo e as fotografias do Presidente da República 
e do Presidente do Conselho, na parede. Símbolos de Deus e da Nação
Muito poderíamos ainda escrever, acrescentar e pormenorizar, sobre este tema, mas não sendo esse o objectivo desta publicação, deixamos aqui apenas os tópicos essenciais.

2 comentários

Hoje temos o VAZIO OCO DE CONTEÚDOS E DEMAGÓGICO DE OBJECTIVOS QUE VISAM APENAS O BEM ESTAR DOS BOYS OU DOS KAMARADAS DE PALAVRAS OCAS.

11 de setembro de 2015 às 12:39
Unknown disse...

O Crucifixo e as fotografias estavam também na sala de aula. E, no refeitório, o ambiente não era tão animado... Os alunos deviam estar sossegados, voltados para o prato.... (no meu tempo)

11 de setembro de 2015 às 18:33

Enviar um comentário