Diploma de Habilitação no Exame de 4.ª Classe. (Portugal)

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Em Portugal, entre os anos de 1948 e 1974, o Ensino Primário era abrangido por dois ciclos de educação.
O primeiro (que é o que abordaremos aqui) denominava-se por elementar e era constituído por quatro classes (primeira classe, segunda classe, terceira classe, quarta classe), que só terminava com aprovação no exame da quarta classe.
Diploma de Habilitação no Exame de 4.ª Classe
O ciclo elementar do Ensino Primário era considerado como uniforme para cada sexo e obrigatório para todos os portugueses mental e fisicamente sãos, entre os sete e os doze anos, e destinava-os a habilitá-los a ler, escrever e contar, a compreender os factos mais simples da vida ambiente e a exercer as virtudes morais e cívicas, dentro de um vivo amor a Portugal. 
Sala de aula numa escola primária em 1938
 Ambiente que reinava nos refeitórios das Escolas Estatais, durante o Estado Novo 
De notar a presença do Crucifixo e as fotografias do Presidente da República 
e do Presidente do Conselho, na parede. Símbolos de Deus e da Nação
Muito poderíamos ainda escrever, acrescentar e pormenorizar, sobre este tema, mas não sendo esse o objectivo desta publicação, deixamos aqui apenas os tópicos essenciais.

11 comentários

Hoje temos o VAZIO OCO DE CONTEÚDOS E DEMAGÓGICO DE OBJECTIVOS QUE VISAM APENAS O BEM ESTAR DOS BOYS OU DOS KAMARADAS DE PALAVRAS OCAS.

11 de setembro de 2015 às 12:39
Unknown disse...

O Crucifixo e as fotografias estavam também na sala de aula. E, no refeitório, o ambiente não era tão animado... Os alunos deviam estar sossegados, voltados para o prato.... (no meu tempo)

11 de setembro de 2015 às 18:33
josé rocha disse...

Era bem verdade velhos tempos saudades

10 de junho de 2019 às 05:57

como conseguiria recuperar o meu ou fazer uma segunda via?.Completei meu 4°ano em 1952

23 de novembro de 2019 às 10:29

foram e ainda são muito proveitosos os puxões de orelha e a palmatória

23 de novembro de 2019 às 10:33

como conseguir uma segunda via do diploma da época 1952?

23 de novembro de 2019 às 16:41
Unknown disse...

Como conseguir o meu de 1973

13 de agosto de 2020 às 17:24
Fernando gracio disse...

Onde posso pedir o Diploma da 4ª Classe

6 de outubro de 2020 às 11:34
Unknown disse...

como conseguir um diploma antigo de 1966

16 de outubro de 2020 às 13:49
Unknown disse...

como conseguir o meu diploma da 4ªclasse tirado em angola por volta dos 1972?obrigado

12 de fevereiro de 2021 às 20:31
octávio disse...

Não andei nem no Porto nem em Lisboa
Fiz o Ensino Primário em Coimbra na Escola Anexa, Sá Velha:
Para a minha querida Professora Dona Alice que algumas vezes me castigou (NUNCA ME AGREDIU) e muito me ensinou um beijinho de SAUDADE

4 de julho de 2023 às 09:13

Enviar um comentário