Como outros itens já aqui abordados (ainda) não é um "Monumento Desaparecido", mas será certamente um forte candidato a tal, merecendo assim a nossa atenção.
O Convento de São Francisco do Monte localiza-se na freguesia de Santa Maria Maior, concelho e distrito de Viana do Castelo. Este Convento foi fundado
no mês de Julho do ano de 1392 por D. Gonçalo Marinho, sendo dessa
forma um dos três primeiros conventos da Ordem dos Frades Menores a
ser erguido no país, datando dos finais do século XIV.
Vista parcial do convento
Altar da capela do convento
O Convento sofreu diversas obras de ampliação no decorrer de sua existência, vindo eventualmente a tornar-se um oratório, quando os seus frades foram transferidos para o Convento de Santo António dos Capuchos em 1625.
O Convento posteriormente veio a ser abandonado, talvez em parte devido à sua localização de difícil acesso, tendo sido reedificado a partir de 1751.
Cruzeiro, classificado como Imóvel de Interesse Público
Com a extinção das ordens religiosas no país em 1834 e a consequente alienação dos seus bens pelo estado liberal, o convento passou para as mãos da Santa Casa da Misericórdia.
Convento de S. Francisco do Monte
Encontra-se actualmente na posse do Instituto Politécnico de Viana do Castelo desde 2001, tendo o processo de classificação do imóvel sido aberto por um Despacho emitido em 08 de Fevereiro de 2002.
Infelizmente mantém-se em total estado de ruína. Curiosamente no terreiro da entrada principal encontra-se um cruzeiro, classificado como Imóvel de Interesse Público.
Fontes:
-Imagens: Autores desconhecidos
1 comment
Chegado aqui e perante tudo o que vi, fiquei mesmo sem palavras para descrever o quanto eu sinto e mais ainda a minha contida raiva.
20 de janeiro de 2015 às 15:40Enviar um comentário