Associação Industrial Portuense. (Porto)

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

A AEP (Associação Empresarial de Portugal), é uma associação multisectorial, de âmbito nacional, sedeada no Porto e fundada em 03 de Maio de 1849 por José Vitorino Damásio e outros homens de negócio da região, com a designação de Associação Industrial Portuense.
Pormenor do edifício da Associação Industrial Portuense, na rua de Entreparedes, nº 3

A Associação Industrial Portuense, (actual AEP)  foi fundada, com o objetivo de "desenvolver e aperfeiçoar a industria - instruir e educar as classes laboriosas - introduzir entre nós auxílio mútuo e o melhoramento da condição dos operários - e todas as vantagens legaes que a indústria possa obter d'uma tal reunião".
Em 1854, surge a Caixa de Socorros Mútuos mais tarde designada Caixa de Crédito Portuense. No campo da actividade financeira, a AEP apoiou ainda a criação do Banco Aliança e de um banco hipotecário. Ainda na sua primeira fase, a AEP teve também um capítulo histórico no domínio da organização de feiras industriais. Em 1856 é inaugurada, na sede da AEP, a primeira exposição permanente. Estes primeiros certames funcionariam como um excelente ensaio para a grande exposição de 1861, inaugurada no Palácio da Bolsa, na presença de D. Pedro V.
Fachada principal da antiga Associação Industrial Portuense, na rua de Entreparedes, n.º 3
Imagens:
- Phot.ª Guedes
Bibliografia:
- AEP
- BMP

O Café Suíço. (Porto)

Antigos Paços do Concelho do Porto
Ao fundo da imagem, vemos o Café Suíço e a actual Rua Sampaio Bruno
O Café Suiço, de Pozzi Cª., foi inaugurado em 1890, no local do antigo Café Portuense, tendo encerrado, apenas em 1958.
Possuía uma secção de confeitaria e um serviço de restaurante no primeiro andar, tendo também bilhares, nesse piso.
Era um local luxuoso na decoração e com uma frequência mais cosmopolita, sendo pioneiro na tradição dos cafés com orquestra.
Praça de D. Pedro
O Café Suíço é perceptível, após a estátua equestre do Rei
Imagens:
- Arquivo Histórico Municipal do Porto