Quinta da Carcereira. (Porto)

terça-feira, 21 de abril de 2020

É de conhecimento público que a Casa de Saúde da Boavista, instituição inaugurada em Setembro de 1934, foi construída nos terrenos da antiga Quinta da Carcereira.
Como se pode ler no site da instituição, a conhecida Casa de Saúde da Boavista, pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, sendo uma Instituição de saúde privada, de inspiração Católica e de utilidade pública.
A Quinta da Carcereira ocupava esta área tendo o seu acesso nobre a partir da Rua da Carcereira, actual Rua de Pedro Hispano. Era uma propriedade, como muitas outras, na altura, algo afastada do centro urbano e deveria ter alguma importância em certa época, pois ostentava Pedra de Armas ou Brasão.
Aspecto geral do portão brasonado da Quinta da Carcereira, na antiga rua da Carcereira, actual Rua de Pedro Hispano, no Porto, c.1933
Fotografia de Guilherme Bomfim Barreiros in AHMP
Este imponente portão brasonado, foi de forma louvável, conservado pela instituição e pode ser visto actualmente nos terrenos da mesma. Da antiga casa que integrava a propriedade, não obtivemos dados que nos permitam dizer que da mesma, tenham restado vestígios, no entanto não podemos fazer uma afirmação com 100% de certeza, neste momento.
Planta da cidade do Porto, à escala 1:500, levantada sob direcção de Augusto Gerardo Teles Ferreira
Pormenor da planta da cidade do Porto, levantada sob direcção de Augusto Gerardo Teles Ferreira, vende-se mais em pormenor a Quinta da Carcereira, com acesso a partir da Rua da Carcereira, actual Pedro Hispano


Escadas do Codeçal. (Porto)

segunda-feira, 6 de abril de 2020

A origem exacta desta escadaria, ou acesso da zona ribeirinha à zona alta, é incerta, mas sabemos que já na época medieval esta escadaria íngreme e longa era o caminho de ronda da denominada Muralha Fernandina que cercava o Porto, estabelecendo assim a ligação ente o convento de Santa Clara e o postigo da Areia da muralha, já junto ao rio Douro.
  Escadas do Codeçal - Editor [Grandes Armazéns Hermínios] 
 Escadas do Codeçal, c.1900. BPI, Editor - Arnaldo Soares - Registrado
Dos monumentos mais conhecidos e com maior imponência das escadas do Codeçal, identificamos o Recolhimento do Ferro que, de início, existiu numa reentrância da rua Escura, em frente ao aljube. 
Recolhimento do Ferro, c.1900. BPI - Editor, Arnaldo Soares - Registrado
 Fachada da Igreja do Recolhimento do Ferro, também denominada de Nossa Senhora do Patrocínio, nas Escadas do Codeçal, c.1910
Na prática, o Recolhimento do Ferro é um belíssimo e já antigo, edifício religioso de assistência (recolhimento), tendo em anexo a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio.
Nos anos 80 do séc XIX a construção do tabuleiro superior da ponte Luís I obrigou a algumas demolições para construção dos pilares de sustentação da ponte. No século XX, o alargamento da via de escoamento de trânsito do tabuleiro inferior da ponte e a subsequente construção do túnel da Ribeira conduziu à demolição do trecho final das escadas do Codeçal.
Fontes parciais:
- AHCMP - Casa do Infante
- Biblioteca Municipal do Porto

Arco das Verdades. (Porto)

domingo, 5 de abril de 2020

Já abordamos este item, na nossa página da rede social do facebook, no entanto por não estar propriamente "desaparecido" nunca lhe dedicamos um publicação aqui no blogue. 
Tal será feito agora, após diversos pedidos feitos pelos nossos estimados leitores.
Se descermos da Sé do Porto pela Rua de D. Hugo até à Ribeira, vamo-nos deparar com o "Arco das Verdades" que se localiza nas Escadas das Verdades.
Arco das Verdades, c.1934
O “Arco das Verdades” está directamente ligado a uma das quatro portas que existiam na muralha primitiva dita “Sueva” ou também chamada de «Cerca Velha» que se chamava Porta das Mentiras, e que a partir do séc. XIV, passou a chamar-se porta de Nª Sª das Verdades. Essa porta, ou entrada, localizava-se nas escadas das verdades, no entanto desconhece-se a data do seu desaparecimento. A porta dava acesso à zona do Barredo e da Ribeira. Relativamente ao Arco, há quem o ligue e até identifique como sendo essa porta, o que é um erro. O arco além de ser muito mais largo do que a porta, não possui o formato nem a configuração adequada e funcionou como aqueduto.
Arco das Verdades, c.1934
Este aqueduto teria sido construído no século XVI para transportar água das Fontainhas, primeiro em direcção ao Convento das Clarissas (Igreja de Santa Clara), e depois para o Convento Jesuíta de São Lourenço, hoje mais conhecido como a Igreja dos Grilos.
Segundo consta, por este arco corriam as águas da nascente de Mija-Velhas (actual Campo 24 de Agosto), que abasteciam a Mitra e fontes já desaparecidas em Pena Ventosa onde o povo se abastecia de água.
Largo da Pena Ventosa, c.1900. BPI - Editor: Grandes Armazéns Hermínios
Largo da Pena Ventosa, c.1900
 BPI - Editor: Arnaldo Soares - Registrado

Imagens:
- AHMP