Capela dos Carregais. (Gondomar)

domingo, 31 de maio de 2020

Capela da Quinta dos Carregais, vendo-se pessoas nas janelas e no exterior. Data de construção, 1759. Cliché não datado (190?), in AHMP
Capella da Casa dos Carregaes de Arnaldo Barbosa, circa 1900. In "O Commercio do Porto". Nesta Capela celebrou-se durante muitos anos, a Festa da Sra. da Conceição, no segundo fim de semana do mês de Setembro
A denominada Quinta dos Carregais e a Capela dos Carregais, que obviamente integrava a propriedade, localizavam-se na Freguesia de S. Cosme em Gondomar.
Imagens antigas da Capela  dos Carregais e muros adjacentes, mostram a data de 1759 gravada no granito, o que faria dela uma obra genuína do séc. XVIII com relevante valor patrimonial.
Nesta capela era então celebrada missa ao domingo e nela se realizavam as festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, que decorriam no segundo fim de semana do mês de Setembro. A festa em honra de Nossa Senhora da Conceição, realizada neste local, era muito conhecida nos finais de 1800 e princípios de 1900, chegando a ser mencionada em artigos de jornais da época, como por exemplo o então notável jornal "O Comércio do Porto". Pelo que sabemos, esta festa católica continuaria  a realizar-se até aproximadamente 1945.
Capela da Quinta dos Carregais, totalmente abandonada, em 14 de Junho de 2008. Cliché de Jorge Bastos in FLICKR
Abandonada por muitas décadas, a Capela dos Carregais seria demolida e o local onde a mesma se encontrava, foi parcialmente ocupado por uma larga via rodoviária, que curiosamente, adoptou o nome da capela que destruiu...
Inicio da demolição da Capela dos Carregais. Cliché com autoria atribuida a António Barbosa
Demolição, em fase já avançada, da Capela dos Carregais. Cliché com autoria atribuida a António Barbosa
O lamentável fim da Capela dos Carregais

Imagens:
- AHMP - Arquivo Digital
- Jorge Bastos
- António Barbosa



Central Hotel. (Matosinhos)

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Central Hotel, na Rua de Brito Capelo - Fachada frontal
 
Central Hotel, localizou-se no n.º 19 da Rua de Brito Capelo em Matosinhos. O Central Hotel abriu as suas portas ao público, em Agosto de 1904, por motivação de José Alves de Brito e Francisco Xavier Gouveia, que já nessa altura eram proprietários do Café Central, instalado no edifício vizinho.
Central Hotel - Matosinhos
Central Hotel. Sala de Refeições in Guia de Leixões
O Central Hotel funcionou durante pelo menos quatro décadas. Foi demolido a meio da década de 40 do séc. XX, tendo sido erguido no seu local o edifício que veio a albergar o Hotel Porto Mar.