A Ponte Pênsil, localizada a Montante da Barca da Trofa, foi inaugurada em 1858. A ponte Pênsil, da responsabilidade da Companhia de Viação do Minho, estava suspensa sobre o rio e apoiava os seus extremos em dois enormes Pegões de granito, de altura até ao nível do pavimento da estrada. Estava suspensa por cordões aramados presos e cabos de suspensão, que tinham os seus extremos nas casas dos portageiros.
Clique nas imagens para as ampliar
Ponte Pênsil da Trofa (1858-1934)
Vista da entrada do tabuleiro, com as torres ameadas
Ponte Pênsil da Trofa, demolida em 1935
Pormenor do tabuleiro
Ponte Pênsil da Trofa (1858-1934)
Demolida em 15 de Janeiro de 1935
Rolls Royce Silver Ghost atravessando a Ponte Pênsil da Trofa, c.1919
Ponte Pênsil da Trofa (1858-1934)
Ponte Pênsil da Trofa (1858-1934). Uma maravilha perdida
Entrada do tabuleiro, ladeada por torres...
A Ponte Pênsil foi demolida em Janeiro de 1935, por não reunir todas as condições de segurança necessárias e por ser demasiado exígua. No entanto deixou a sua presença bem marcada durante mais de meio século, tornando-se, por via da sua elegância e beleza, um verdadeiro “ex-líbris” da região, assim recordada actualmente tanto por trofenses como por Ribeirenses. Em seu lugar iria ser construída a actual ponte de cimento armado, melhor preparada para o intenso tráfego de uma região e um País em desenvolvimento, mas por outro lado, muito inferior à sua antecessora em elegância e beleza.
3 comentários
Foi uma pena que esta Ponte Belíssima foi demolida, Património e cultural.
10 de maio de 2020 às 21:27Obrigado pela divulgação destas imagens.Por favor informe se todas as imagens são no sentido Trofa Ribeirão?
11 de dezembro de 2020 às 21:19Parece estupido terem demolido um património destes...
14 de dezembro de 2021 às 00:20Enviar um comentário