Vista parcial do Douro e de Vila Nova de Gaia. Vemos sobre o rio a desaparecida Ponte D. Maria II, ou Ponte Pênsil. Em destaque, no horizonte da imagem, vemos o Mosteiro da Serra do Pilar, à volta do qual se erguia o "Morro de Gaia"
Prova actual em papel salgado, a partir de um calótipo de Frederick William Flower c. 1850
Vista panorâmica de Vila Nova de Gaia, cerca de 1850
A Ponte Luiz (Luís) I, obra notável para a época, inaugurada a 31 de Outubro de 1886, e que une Porto e Gaia, possuí (ao contrário da sua antecessora) um tabuleiro a uma cota superior, o que levou inevitavelmente à abertura, na margem de Vila Nova de Gaia, de uma nova via de acesso. No entanto, a existência no local do morro da Serra do Pilar, ao término do tabuleiro, impossibilitou que fosse, imediatamente disponibilizada, uma continuidade ampla, como a actual avenida.
A via começou por contornar o morro, após o que seguia um trajecto rectilíneo até à actual Rua de Luís de Camões, na época estrada de ligação a Oliveira de Azeméis
Término do tabuleiro da Ponte Luís I, sendo visível ainda parte do "Morro de Gaia"
Ponte Luís I em 1914
Tabuleiro superior da Ponte Luís I. Vemos parte do Morro de Gaia. BPI - Editor - Grandes Armazéns Hermínios, 1910
PORTO - Taboleiro superior da Ponte D. Luiz I. Ed. Col. Azevedo - Vistas de Portugal Nº 11
A instalação da linha do eléctrico, em 1905, a partir do Porto, levou à abertura de uma passagem em pleno morro da Serra do Pilar, alinhada com o traçado da via que seguia para sul, na época designada Avenida de Campos Henriques. No entanto, a metade oeste do morro só seria completamente arrasada em 1927, construindo-se no seu lugar o Jardim do Morro.
Local ocupado pelo actual jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, à saída do tabuleiro superior da Ponte Luís I, sendo perceptível a linha do eléctrico, c. 1910
Morro de Gaia - Abertura da via
A fotografia de cima (virada a Sul) é de 1923. Vemos o espaço actualmente ocupado pelo Jardim do Morro
Ponte Luiz I e o Morro de Gaia
Em baixo, vemos a Ponte Luiz (Luís) I e o Morro de Gaia, circa 1920. O desbaste de terras parece evidente
Ponte Luiz (Luís) I e o Morro de Gaia, circa 1920
Intervenções de abertura da via. Cliché original, p&b
Em 1923 foi rasgada uma nesga no morro granítico para permitir a passagem do eléctrico, de pessoas a pé e de carros de bois
Vista parcial do Mosteiro da Serra do Pilar e Morro envolvente
O casario visível na imagem, foi demolido quando das obras de abertura da, actualmente designada, Avenida da Republica e seu acesso ao tabuleiro superior da Ponte Luís I, bem como para permitir a subida de acesso ao Mosteiro
Serra do Pilar, vista do Estaleiro Rei Ramiro, por volta de 1880
«Egreja da Serra do pilar» - O Mosteiro ainda em ruínas, antes da recuperação
Mosteiro da Serra do Pilar visto do Porto
Mais pormenor, num cliché idêntico
O Jardim do Morro
Ponte Luís (Luiz) I "rasgando" o morro de Gaia
Ponte Luís I - Uma obra notável de engenharia
Carros de bois na ponte Luís I - Anos 20 do séc. XX
Ponte Luís I - Vista parcial do Porto
Eléctrico na entrada do tabuleiro superior da ponte Luís I em 1912
Eléctrico na entrada do tabuleiro superior da ponte Luís I em 1912. Cliché colorido
Como algumas pessoas saberão, em 01 de Novembro de 1886, entraria em vigor o sistema de portagens a favor da empresa adjudicatária, cujo término só surgira durante o Estado Novo, no ano de 1944.
A Ponte Luís I em 1903, onde são evidentes os demolidos postos de cobrança
Ponte Luís I com portagens
Na imagem de baixo, vemos exactamente a demolição de um posto de cobrança de portagens, junto ao tabuleiro superior da ponte Luís I, na margem da cidade do Porto, no ano de 1944.
Vista geral do Porto, a partir da Serra do Pilar. Fotografia sem data
Produzida durante a actividade do Estúdio Mário Novais (1933-1983)
Ponte Luís I - Tabuleiro superior
Imagens:
- Frederick William Flower
- Emílio Biel
- BPI - Editor - Grandes Armazéns Hermínios
- Aurélio da Paz dos Reis
- Alvão
- BMP
- Arquivos SIPA
- Phot.ª Guedes
- Mário Novais
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